Artigos

Acupuntura e Epicondilite Lateral (Cotovelo do Tenista)

Epicondilite lateral ou, como é comumente conhecida, cotovelo do tenista, é uma condição que causa dor no cotovelo e antebraço e, a despeito de seu nome popular, acomete também praticantes de outros esportes, além de trabalhadores cuja atividade laboral envolve movimentos excessivos do punho e antebraço.

Trata-se de uma lesão no tendão comum dos músculos extensores do antebraço causada por microtraumas repetidos que, por sua vez, levam a microrroturas e a reação inflamatória. A dor começa a aparecer no exercício do movimento causador da lesão e, se não tratada, pode evoluir e se tornar crônica, estando presente mesmo nas atividades cotidianas.

O diagnóstico é clínico, confirmado por exames de imagem, como ultrassom e ressonância magnética. Estabelecido o diagnóstico, o tratamento é multidisciplinar, incluindo a retirada temporária do esporte, gelo, fisioterapia, medicações, acupuntura, terapia celular, entre outras.

A eletroacupuntura tem destacado papel no tratamento da epicondilite, por melhorar o processo regenerativo local, além de fazer com que nosso corpo libere substancias analgésicas e antinflamatórias. A acupuntura é uma técnica segura e isenta dos efeitos colaterais apresentados por antinflamatórios e corticoesteróides podendo, portanto, ser utilizada no tratamento de qualquer paciente.

 

Referências

  • Trink et al. Acupuncture for alleviation of lateral epicondyle pain : a systematic review. Rheumatology 2004. 
  • Chang WD et al. Analgesic effect of manual acupuntuctureb and laser acupuncturefor lateral epicondyalgia: a systematic review and meta-analysis.  Am j Chin Med 2014
© 2017-2018 | Rua Antônio Carlos Berta 475/1607 - Jardim Europa - Porto Alegre - RS